Páginas

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Natal é Mojubá


O blog Reconstruindo Exu deseja a todos um feliz Natal e que 2016 seja um ano de grandes realizações.


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Exu Leopoldo

Obra "Exu Leopoldo" diante de projeção de filme de Kenneth Anger.


Em diversos textos publicados neste blog ressaltamos a diferença entre o orixá Exu e a classe espiritual que é cultuada na umbanda e na quimbanda. Enquanto o primeiro trata de uma divindade ancestral, os exus e pombagiras da umbanda e quimbanda são vistos como uma classe de espíritos que, em muitos casos, tiveram uma vida terrena e passaram a atuar após a morte.

No livro "O que é umbanda", a autora Patrícia Birman fala sobre o constante surgimento de novos exus e pombagiras:
Os exus, portanto, podem ser negros em uma versão, diabos redivivos em outra, malandros numa terceira, operários, nordestinos, ciganos e assim por diante. Então, as variações interpretativas, a invenção, a recriação na umbanda são um processo dinâmico e constante. Novas entidades, novas características, novos tipos estão permanentemente em elaboração a partir da mesma matriz.
BIRMAN, Patrícia. O que é umbanda. São Paulo: Abril Cultural / Brasiliense, 1985.

Partindo desse princípio dinâmico que favorece o surgimento de novas entidades, pensou-se na possibilidade de o artista se apresentar também como um exu, gerando a obra "Exu Leopoldo", exibida em novembro de 2015 na galeria Casa da Xiclet ao longo da exposição "15 anus de Brasil 500 anos".

Instalação "Exu Leopoldo", durante exposição
na galeria Casa da Xiclet.

Para a instalação criou-se uma imagem digital do artista assemelhando-se a uma das típicas esculturas devocionais da umbanda. A imagem serviu para a criação de uma peça gráfica de grandes dimensões e para ilustrar defumadores e santinhos que era distribuído ao público presente. O verso do santinho é composto por um texto poético estruturado como uma oração para a evocação de Exu Leopoldo. Aos pés da peça gráfica, objetos variados sugerem oferendas a Exu Leopoldo. Um alguidar vazio convidava os visitantes a deixar novas oferendas.

Caixas de defumadores "Exu Leopoldo" preparadas para a exposição.

Santinho de Exu Leopoldo e oração do verso.