quarta-feira, 26 de junho de 2013

Os muitos nomes de Exu

Parte de catálogo de imagens de exus da fábrica Imagens Bahia
<http://www.imagensbahia.com.br/>

Na tradição do Candomblé, Exu (como todos os outros orixás) está sujeito a diversas denominações diferentes. Isso se dá por diversos fatores. A começar pelo idioma e região de culto, por exemplo, seguindo depois para suas qualidades ou manifestações e relação com outros orixás. Assim, Exu é chamado de Papa Legbá no Haiti, Exu Agbá quando se tratar de sua manifestação mais ancestral e Exu Jaresú quando estiver acompanhando o orixá Obaluaiê.

Já na Umbanda e outros ritos sincréticos afro-brasileiros, Exu acaba por adquirir a forma de espíritos de seres humanos com uma história de vida pregressa no mundo físico, com base em orientações dos princípios kardecistas. São entidades, em geral, com uma história trágica e que atuam no plano espiritual com o propósito de expiar suas possíveis faltas. "Exu" passa a designar não mais uma entidade particular, mas uma classe de espíritos. Exu Tatá Caveira, por exemplo, fora em vida um soldado romano morto por uma traição do próprio irmão. Já Zé Pelintra tinha em vida o nome de José dos Anjos - ou José Gomes da Silva, dependendo da tradição - e levou uma vida de boemia e transgressão às leis.

A partir de hoje inauguramos uma nova página, intitulada Os nomes de Exu. Nela listamos em ordem alfabética todas as nominações dadas a Exu e suas diferentes manifestações e representações, tal como levantadas a partir de fontes bibliográficas, relatos e investigação de campo. Longe de querer ser uma versão final e definitiva, a página se encontra em processo constante de construção e aceita quaisquer  colaborações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário