segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pombagira na Casa de Velas Santa Rita

Imagem de Pombagira Maria Quitéria da Calunga.

As pombagiras geralmente incorporam em mulheres e dizem vir ao mundo para ajudá-las, apresentando-se às suas médiuns como singulares imagens de femininos que atribuem sentidos às suas vivências pessoais. Essa entidade carrega consigo marcas de sensualidade, erotização e luxúria, sendo comumente compreendida como uma "prostituta sagrada". No entanto, diferente do que a "moral" mais tradicional poderia pressupor, a pombagira é reverenciada e cultuada com destaque por seus fiéis que, em geral, as consideram como uma "confidente" ou, como preferem alguns, uma "psicóloga".

Além de serem uma possibilidade de elaboração de "tipos sociais" femininos marginalizados, as pombagiras possibilitam ainda que o que não era dito seja vivido. Evocam-se o nomadismo e o desapego dos ciganos, a morte e a doença, a sexualidade e o erotismo, a luxúria e a vaidade, de maneira que o que se tenta(va), expurgar a umbanda, inclui em sua sacralidade e entrega a cada emoção o seu lugar.

Muitos são os elementos que nos indicam que a "Pomba" gira em várias direções e parece exalar as mais diversas ascendências. Elabora-se o marginal e discriminado ao fornecer continente a um olhar de si e do "ser mulher" mais dignificante, reiterando sentidos presentemente arcaicos, mas respondendo às urgências de femininos eminentemente contemporâneos.

Trechos do artigo "Os deuses não ficarão escandalizados": ascendências e reminiscências de femininos subversivos no sagrado, de Mariana Leal de Barros. Revista Estudos Feministas vol.21 no.2. Florianópolis: Maio/Agosto, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-026X2013000200005&script=sci_arttext>.

O ensaio abaixo foi produzido em agosto de 2014 na Casa de Velas Santa Rita, em São Paulo. Clique sobre as imagens para vê-las em tamanho ampliado.

Imagem de Pombagira Rainha das Rainhas.

Imagem de Pombagira Rainha das 7 Encruzilhadas.

Imagem de Pombagira Cartomante.

Imagem de Pombagira Gargalhada.

Imagem de Pombagira 7 Chaves e Pombagira Mocinha.

Imagem de Pombagira Maria Quitéria da Campanha.

Imagem de Pombagira Rainha das Rainhas.

Imagem de Pombagira Mirongueira.

Imagem de Pombagira Padilha Rainha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário