quinta-feira, 30 de maio de 2013

Exu como força de libertação

"Exu" - Jean-Michel Basquiat. 1988.

Sem dúvida [...] em compromissos com estratégias de disfarce perante o dominante, os Exus e Pombagiras associam-se às trevas, não apenas de forma metafísica, mas, acima de tudo, nas facetas sociais e políticas. Os Exus comportam a função de dar cidadania ao recalcado, de simbolizá-lo miticamente, do ponto de vista psicológico e social. Assim, se o reino da “esquerda” da umbanda (dos espíritos “sem luz”) guarda o escondido, é igualmente indócil às tentativas de dominação. Para o pesquisador, a umbanda, ao fazer seus adeptos lidarem com lados mais obscuros, reforça sua força libertária de ensinar o funcionamento dos aspectos sociais e coletivos menos exibíveis e, por isso, mais verdadeiros. “A ‘esquerda’ umbandista não é o mal metafísico, mas o pessoal e socialmente ‘mal dito’: a sensualidade, a revolta, a crítica mordaz, as falas inconvenientes, a falta de hipocrisia e o prazer sem mordaças. É a guardiã de um bem precioso: a liberdade, encarnando um sentido social de resistência e vitalidade”, explica. Nesse contexto, os Exus não são maus, embora possam ser (mal) vistos, a resposta ao mal como expropriação de si em prol de um bem do outro.

(Trecho tirado do excelente artigo A força social da Umbanda, de Carlos Haag. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2011/10/084-089-188.pdf>)

3 comentários:

  1. Mojuba (Motumba, Kolofé)! Sempre! Malembe! Sempre! Axe!...

    ResponderExcluir
  2. Oh! Gloriosos (Poderosos, Valorosos, Grandiosos, Fortes, Benditos, Bons)! Sempre! Exús: Maioral, Marabô, Tranca-Ruas, Tiriri, Veludo, Gira-Mundo, Sete Encruzilhadas! Sempre! Laroiê (Mojubá, Pavanã, Lalupô, Alupô, Alupandê, Saravá)! Sempre! Agô! Sempre! Agradecimentos (Agradecidíssimo, Agradecido), Gratidões (Grato), Felizmente (Graças)! Sempre! Por tudo de: bom (bem, positivismo), a mim! Sempre! Peço-Vos que eu tenha bons (ótimos, excelentes): Poderes (Forças, Sabedorias, Espertezas, Firmezas), Saúdes, Proteções (muitos e cada vez, melhores e maiores), a mim! Sempre! Assim Se Faça! Assim Seja! Amém! Axé, Axé, muito Axé!!!

    ResponderExcluir