quarta-feira, 22 de maio de 2013

Exu no Brasil

Dança das Cabaças - Exu no Brasil é uma investigação poética sobre a divindade africana Exu no imaginário brasileiro. Trazido pelos escravos com outros Deuses do panteão Yoruba, Exu foi colocado à margem e passou por um processo de demonização que se inicia na missão católica na África e se estende no período colonial brasileiro, onde seus atributos originais foram ocultados.
Exu que na África era caracterizado como o princípio da vida, a força que move os corpos, a dinâmica, o senhor dos caminhos e das encruzilhadas, a principal ponte entre os mortais e as divindades que habitam o além, passa a ser visto como a personificação do mal perante o modelo cristão, devido ao seu seu símbolo fálico e seu comportamento astucioso.
Dirigido por Kiko Dinucci, o filme passa pelas diversas vertentes das religiões afro-descendentes, dos candomblés (de tradição Nagô, Gege, Bantu), Tambor de Mina, passando pela Umbanda e Quimbanda. Dança das Cabaças - Exu no Brasil conta com participações de sacerdotes e estudiosos.

Texto de apresentação do documentário Dança das Cabaças - Exu no Brasil, dirigido por Kiko Dinucci. Disponível em <http://vimeo.com/1436330>



Página oficial do documentário: http://dancadascabacas.blogspot.com.br/

Página oficial do diretor: http://kikodinucci.com.br/

2 comentários:

  1. Mojubá! Malê! Axé!...

    ResponderExcluir
  2. Oh! Bom Exú Marabô! Sempre! Laroiê! Sempre! Malê! Sempre! Agradecimentos (Agradecido), Gratidões (Grato)! Sempre! Por tudo de bom, a mim! Sempre! Amém! Axé!!!

    ResponderExcluir