domingo, 5 de maio de 2013

Exu Zé do Caixão

José Mojica Marins como Zé do Caixão
Seu aspecto físico se baseia na iconografia vampírica. Veste-se de preto, adornado com capa e cartola, acessórios que lhe conferem ar aristocrático. Capa e cartola também remetem a Exu, pois fazem parte de algumas representações da divindade.
Muitos aspectos aproximam Zé do Caixão de Exu. No candomblé, Exu é o elemento dinâmico de tudo o que existe: ele transforma, impulsiona, faz crescer. Considerado impulsivo e irascível, Exu é perverso e impetuoso. Extrovertido e narcisista, afirma o princípio da reprodução, da atividade sexual. Traços de caráter como esses também estão presentes em Zé do Caixão. Outras características da divindade remetem ao personagem de Mojica, como os olhos incisivos, o olhar penetrante, o cinismo, o gosto pela intriga.
A absorção de traços físicos e comportamentais atribuídos a Exu mostra o enraizamento de Mojica nos valores mágicos, instintivos e irracionais do imaginário primitivo, muito presentes no espírito de seu público. As referências a Exu aproximam Zé deste público, fornecem um arquétipo reconhecível e veiculam, nos filmes, todo um universo religioso – mesmo que este seja com freqüência vilipendiado por Zé.

Trecho do ensaio Personagens antípodas, de Alexandre Agabiti. Disponível em http://www.portalbrasileirodecinema.com.br/mojica/ensaios/04_02.php


2 comentários:

  1. O caractér do personagem é tão complexo que não poderia ter nascido em outro lugar senão o Brasil, Banhado por tantas tradições e crenças existenciais.

    ResponderExcluir
  2. aew professor Leopoldo lembra que te falei dessa banda em aula
    BLASFEMADOR , muito bacana e boa parte das musicas desse album fazem referencias ao nosso amigo Coffin Joe ...

    http://www.youtube.com/watch?v=cU2Fd5qvARI

    ResponderExcluir