sexta-feira, 7 de junho de 2013

Exu e macumba

"Senhor dos Caminhos" - Fotografia de Frido Claudino da série "Laroiê Exu".
A série completa pode ser vista no site do artista:
<http://fridoclaudino.com/fotografia/portfolio/documentario/laroie-exu/>



Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões - e, sobretudo, aos despachos feitos por alguns seguidores. Na árvore genealógica das religiões africanas, macumba é uma forma variante do candomblé que existe só no Rio de Janeiro. O preconceito foi gerado porque, na primeira metade do século 20, igrejas neopentecostais e alguns outros grupos cristãos consideravam profana a prática dessas religiões. Com o tempo, quaisquer manifestações dessas religiões passaram a ser tratadas como "macumba".

Os despachos nos cruzamentos ganharam fama de "macumba" porque são uma das expressões mais visíveis dessas religiões fora dos templos. Mas, na verdade, eles são oferendas para o orixá Exu, geralmente pedindo proteção. São colocados em encruzilhadas porque esses lugares representam a passagem entre dois mundos. Existem, sim, despachos feitos para fazer mal aos outros [...], mas nenhuma das religiões incentiva essa prática.

O instrumento macumba, que deu nome ao culto, hoje pouco utilizado, é parecido com um reco-reco.

Trechos retirados da matéria O que é macumba? assinada por Victor Bianchin e Marina Motomura, publicada no site Mundo Estranho, da Editora Abril.
Disponível em <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-macumba>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário