quinta-feira, 13 de junho de 2013

Exu Santo Antônio

"Exu/Santo Antônio" - Leopoldo Tauffenbach, 2009.
<http://www.flickr.com/photos/tauffenbach/sets/72157623675802660/with/4456625266/>

O sincretismo representa a captura da religião dos orixás dentro de um modelo que pressupõe, antes de mais nada, a existência de dois pólos antagônicos que presidem todas as ações humanas: o bem e o mal; de um lado a virtude, do outro o pecado. Essa concepção, que é judaico-cristã, não existia na África. As relações entre os seres humanos e os deuses, como ocorre em outras antigas religiões politeístas, eram orientadas pelos preceitos sacrificiais e pelo tabu, e cada orixá tinha suas normas prescritivas e restritivas próprias aplicáveis aos seus devotos particulares, como ainda se observa no candomblé, não havendo um código de comportamento e valores único aplicável a toda a sociedade indistintamente, como no cristianismo, uma lei única que é a chave para o estabelecimento universal de um sistema que tudo classifica como sendo do bem ou do mal, em categorias mutuamente exclusivas.

Trechos do artigo Exu, de mensageiro a diabo. Sincretismo católico e demonização do orixá Exu, de Reginaldo Prandi. Revista USP nº50. São Paulo: USP, 2001. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/35275/37995>.

Ainda que Exu tenha sido associado ao diabo pelos cristãos, em algumas tradições afro-brasileiras sincretiza com Santo Antônio. Reza a lenda que a associação com o santo se deu a partir da relação com o fogo, uma vez que nas festas de Santo Antônio são comuns as fogueiras e Exu é visto como guardião do fogo. Sincretizado com Exu, Santo Antônio pode ser chamado de Santo Antônio de Pemba ou Santo Antônio de Ouro Fino.

Ponto de Exu / Santo Antônio:


Santo Antonio de Batalha
Há de vir, batalhador
Santo Antonio de Batalha
Há de vir, batalhador

Corre gira, Pomba Gira
Tranca Rua e Marabô
Corre gira, Pomba Gira
Tranca Rua e Marabô

Um comentário:

  1. Oh! Sempre! Bendito, Forte, Poderoso, Grandioso, Glorioso, Generoso, Vitorioso! Sempre! Exu MARABÔ (PUT SATANAKIA)! Sempre! Laroiê, Salve, Saravá, Ave, Mojubá, Viva, Pavanã, Kolofé, Motumbá, Mukuiu, Modibau! Sempre! Malê, Malembe (Maleime, Maleme), Agô! Sempre! Eterna, Infinitamente, Agradecido, Grato (Mesmo), de coração, por tudo de bom, a mim, por tudo, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Peço-Vos, por favor, que eu tenha: Astúcias (Espertezas, Destrezas, Firmezas), Forças (Poderes), Proteções (muitos), a mim! Sempre (Mesmo)! E, Sempre a meu favor (e Jamais contra mim)! Assim Seja (Amém, Tomara)! Assim Seja Feito (Sempre, Mesmo, Demais)! E, Nunca (Mesmo) Seja Desfeito! Axé, Axé, muito Axé!

    ResponderExcluir